25 novembro 2007

reminiscências - road movies

foto ilustrativa: Cuzco / Peru

Nesses 50 anos de andanças muita coisa vai ficando pra trás. Hoje em dia tornou-se inexoravelmente normal eu falar "há 20 anos, há 25 anos...". Mas essa aqui tem mais de 30: minha viagem pela América do Sul. Bolivia, Peru e depois Asunción del Paraguay. Quase como no "The Last Movie" de Dennis Hopper, uma verdadeira aventura aos 18 anos em terras forasteiras, em companhia de meu primo-brother Raulito. Cores, cheiros e gente totalmente diferente sob o idioma castelhano.
Cena 1: tudo começa no Mato Grosso tomando o trem transpantaneiro rumo a Corumbá. A belíssima fauna e a paisagem brazuca rumo ao desconhecido. Éramos autênticos mochileiros, portanto os dólares em cintos especiais com zíper internos escondendo o dinheiro - um estratagema anti-assaltos.
Cena 2: (rumo a Santa Cruz de La Sierra) 24hs no lendário trem da "morte". E numa parada, um mergulho num rio habitado por piranhas. Susto! Todo mundo correndo e verificando se nenhuma parte do corpo havia sido devorada...Eu pensava: "Já tenho histórias pra contar a meus netos".
Situações insólitas mas muito pitorescas se seguiam a cada "take". A Bolívia em Estado de Sítio e a gente nem aí. Malandros, índios e pobreza. Muita pobreza. A ponto de nos considerarmos yankees mesmo sendo brasileiros. O lago Titicaca, a Cordilheira e ruínas Incas. Muito frio combatido com goles de pisco. Tudo muito diferente do atual cenário na Era Evo Morales. Mal podia eu supor que muito mais seria vivido em minha odisséia européia. Mas isso fica pra outro cápítulo.

Nenhum comentário: